No decorrer de quatro décadas de história da Escola Vila, várias mobilizações foram feitas em defesa do meio ambiente: pela preservação de rios, lagoas e dunas; em defesa da Amazônia e dos povos indígenas, contra o corte de coqueiros da Beira-mar; pela limpeza da Praia do Futuro, contra o envio de lixo radioativo de Goiânia para Jaguaretama, no Ceará, dentre outros protestos que traziam à tona questões locais.
Essas mobilizações são realizadas até hoje por meio de manifestações, passeatas e abaixo-assinados. É o caso, por exemplo, de abaixo-assinados enviados pelos estudantes para a Organização das Nações Unidas (ONU) em defesa dos povos indígenas e em prol dos Cinco Artigos para o Futuro (Campanha de Jacques Cousteau), e para o Presidente da República reivindicando a defesa da Amazônia e pelo desarmamento. Todas essas atividades sempre envolveram as famílias e a comunidade.
Além das mobilizações, são também encabeçadas campanhas e manifestações de conscientização política, ambiental e social, dentre outras que tangenciam a preservação da vida no planeta. Campanhas sobre a gravidade e o impacto da energia nuclear, a educação no trânsito e a economia solidária são exemplos de campanhas que mobilizaram a Escola.