Escola Vila

Material Didático

A COLEÇÃO CUIDANDO DO PLANETA TERRA é um material didático transdisciplinar, organizado por séries e composta por seis projetos, um a cada volume. Esses projetos se organizam em aulas que interligam todas as disciplinas a partir de um mesmo tema. Nesse material, os conteúdos são trabalhados de forma contextualizada e transdisciplinar através da pedagogia de Projetos.  A coleção diferencia-se de outros materiais didáticos, sobretudo por ser o ponto de partida da interação conhecimento-estudante e por sua configuração inovadora.

Denominamos cada volume de portfólio, pois é construído pelo aluno com registros das interpretações e conceituações sobre as temáticas abordadas em sala de aula e pesquisadas pelos estudantes. Desse modo, a pesquisa é intrínseca ao material, sendo, portanto, uma ação estimulada e desenvolvida desde cedo, para permitir ao estudante o empoderamento e dar significado aos conhecimentos tratados.

A cada aula são propostas atividades coletivas, valorizando e incentivando a importância do TRABALHO COOPERATIVO, facilitando discussões, em que os estudantes encontram pontos de vista diferentes a respeito do conhecimento em construção.

Os conteúdos são ferramentas importantes para a compreensão que os estudantes passam a ter da realidade, possibilitando a INTERVENÇÃO SOLIDÁRIA na sua comunidade e até no país, seja através de campanhas, cartas às autoridades, trabalhos comunitários e outras AÇÕES SOCIAIS propostas no material ou pelos próprios estudantes na BUSCA DE UM MUNDO MELHOR.

Cada projeto é contemplado em um portfólio, com encartes de Enigmas, Ciranda de Leitura, Personalidade e Passeio. O portfólio é subdividido em aulas, com atividades que trabalham todos os componentes curriculares.

A coleção conta com duas Unidades de Estudos: O Ser na Totalidade com quatro projetos e Construindo um Mundo Melhor com dois projetos.

unidade de estudo o ser na totalidade

Projeto 1: O Ser no Social

Trabalhar o respeito, o amor, a solidariedade e a ética como valores fundamentais para conviver em harmonia com todos os seres.

Neste projeto, os estudantes conhecem o Estatuto da Pessoa Idosa, visitam instituições que cuidam de idosos e fazem uma campanha de solidariedade, a partir da qual arrecadam alimentos, material de higiene e de limpeza para doação. A culminância do projeto é o grande Encontro de Gerações, com músicas e brincadeiras de todas as épocas, envolvendo toda a comunidade escolar e os idosos das instituições beneficiadas.

Projeto 2: O Ser na Descoberta de seus Valores e suas Raízes

Proporciona uma visão crítica da nossa história, a partir dos valores e das raízes dos povos que deram origem à nossa nação.

Neste projeto, os estudantes pesquisam sobre os povos indígenas, quilombolas e colonizadores, aprendendo sobre seus costumes, tradições e espiritualidades, valorizando a contribuição de cada um para nossa nação. Ocorrem também visitas às comunidades tradicionais e a museus históricos. Na culminância, acontece o encontro das culturas, com a presença de representantes dos povos convidados e de toda a comunidade escolar.

Projeto 3: O Ser Natureza

Desenvolver a consciência de que somos integrantes da natureza e estamos ligados a todo o Universo, para que surja a responsabilidade com a vida de todos os seres e com os recursos naturais do Planeta Terra.

Neste projeto, os estudantes visitam parques, dunas e rios; entrevistam; pesquisam sobre os animais em extinção, a especulação imobiliária que degrada o meio ambiente, a coleta seletiva e o consumo consciente; fazem manifestações, passeatas e escrevem para órgãos e departamentos públicos dando sugestões, reivindicando e contribuindo para a preservação da Natureza. A culminância acontece na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, quando é realizado um seminário com convidados de órgãos públicos e estudiosos das questões ambientais para assistirem às apresentações e pesquisas feitas e, juntos, dar encaminhamentos para soluções.

Projeto 4: O Ser na Tradição

Pesquisar e estudar a história da colonização, a miscigenação das etnias, a cultura, tradição e espiritualidade do povo brasileiro.

Neste projeto, as pesquisas sobre nossas tradições são aprofundadas: festas juninas, literatura de cordel, parlendas, causos e histórias contadas de geração a geração, músicas, mitos populares, adivinhações, provérbios populares, trava-línguas, brincadeiras e toda riqueza do folclore que deve se manter sempre viva na memória do nosso povo. A culminância acontece no Dia do Folclore, com uma grande festa apresentando o resultado das pesquisas, através de danças, exposições e muita brincadeira.

unidade de estudo construindo um mundo melhor

Projeto 5: Vigilantes do Planeta

Pesquisar informações atuais sobre as questões relativas à Fauna, Flora, Habitação, Reciclagem de Lixo, Saúde, Alimentação, Educação, Comunicação, Política, Economia, Impostos e Movimentos Sociais do nosso país e do mundo.

Neste projeto, os estudantes da Educação Infantil e do Fundamental I se distribuem em oito vigilâncias temáticas (Reciclagem, Comunicação, Educação, Fauna, Flora, Habitação, Saúde e Alimentação), a partir das quais farão pesquisas, entrevistas e estudos a respeito do assunto, sempre de acordo com o nível de cada turma.  Já os alunos do Fundamental II ficam responsáveis por pesquisar e discutir sobre Política, Impostos, Economia e Movimentos Sociais. A culminância acontece com o Seminário Cuidando do Planeta Terra, no qual são apresentados os resultados do que foi discutido, quais os questionamentos e reivindicações de cada temática, e há um espetáculo artístico protagonizado pelas crianças da Educação Infantil.

Projeto 6: Construindo um Mundo Melhor

Tem como objetivo trabalhar temas como valores humanos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e da Criança, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Constituição Federal, como instrumentos necessários para a construção de um mundo melhor.

No último projeto, os estudantes da Educação Infantil 4 ao 5º ano visitam creches comunitárias, escolas ou ONGs que trabalham com crianças. A culminância acontece com um grande espetáculo ao final do ano abordando temas relevantes da atualidade. O objetivo é trabalhar e aprofundar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, Os Sete Saberes Necessários à Educação, a Constituição Federal, a Carta da Transdisciplinaridade e a Carta da Terra como instrumentos necessários para a construção de um mundo melhor.