Conviver na diversidade é um desafio importante, que traz um grande aprendizado na construção de uma nova sociedade. O desenvolvimento de habilidades de convivência, desde a idade escolar, favorece aos estudantes o aprendizado significativo, pois permitir a discussão, a vivência e a experimentação de diferentes conteúdos e pontos de vista. Além disso, os diferentes modos de expressão existentes em um mesmo grupo, possibilita uma amplitude maior de possibilidades de aprendizagem.
As atividades são propostas sempre de forma coletiva. O professor propõe suas atividades sempre para os grupos, e não para os estudantes individualmente. Desta forma os estudantes são incitados a interagir, conversar, discutir, trocar opiniões, argumentar, compreender e aceitar o ponto de vista do outro, mesmo que seja diferente do seu.
Os grupos são estabelecidos pelo professor ou pela coordenação da escola, de forma a garantir a diversidade constante de cada um. Os estudantes ficam em um mesmo grupo durante uma semana, depois desse período, a definição dos grupos é alterada. Uma vez ao mês, a divisão dos grupos é de livre escolha dos estudantes.