Os Feirões da Economia Solidária da Escola Vila acontecem desde 2010, sempre com o protagonismo da turma do 9º ano, com o objetivo de conhecer e praticar a Economia Solidária e a Economia Criativa.
Alguns exemplos de como praticar a Economia Solidária: comprar em feiras e mercadinhos dos bairros, assim contribui-se para o crescimento econômico local; praticar o escambo o consumo consciente.
O Feirão acontece uma vez por mês no sábado, nas datas estabelecidas no calendário.
Nas duas semanas que antecedem o dia do feirão, os estudantes do 9º ano abrem a barraca a partir de 11:50 e na sexta a partir de 11:00 para fazer as trocas de objetos (brinquedos, livros, revistas, roupas e tudo que está em boas condições e sem uso em casa), para trocar pela moeda ECOVILA. Nos dias dos feirões a moeda é trocada pelo objeto escolhido.
Nos feirões abrimos espaço para pequenos produtores e artesãos trazerem seus produtos para trocar ou vender.
De acordo com os temas trabalhados pelos estudantes, acontecem palestras, apresentações, números artísticos e outras atividades que serão divulgadas nos convites para o feirão.
No decorrer do ano as produções realizadas pelos estudantes do fundamental, como lambedores, chás, desinfetantes etc., poderão ser doadas.
Os feirões são abertos à comunidade.
PIB x FIB
O economista Paul Singer descreve a diferença do PIB-Produto Interno Bruto e do FIB-Felicidade Interna Bruta.
“O PIB é o grande objeto de desejo das forças que governam Nações. Ele é a somatórias das transações – compras e vendas – realizadas nos mercados de um país em um ano.”
“Quanto mais desastres um país sofre, mais o seu PIB aumenta, de modo que o seu crescimento às vezes não representa o aumento do bem-estar do povo, mas a redução”.
“O FIB foi construído para medir com exatidão a variação da felicidade da população, os cientistas concluíram que a felicidade pode ser medida pelo grau de suficiência em nove áreas: bem-estar psíquico, saúde, uso do tempo, educação, diversidade cultural, boa governança, vitalidade comunitária, diversidade ecológica e padrões de vida.”