A Escola Vila, situada em Fortaleza, Ceará, nasceu de um trabalho iniciado por Fátima Limaverde com seus filhos e crianças da vizinhança, na garagem de sua residência.
As atividades com as crianças chamaram a atenção de outras famílias, o número de participantes foi crescendo, a garagem tornou-se pequena e surgiu a ideia de realizar colônias de férias em um local mais adequado. Assim, junto com outras mães que compartilhavam o mesmo desejo de estar com os filhos, foi realizada a primeira colônia de férias no sítio de uma delas. Cada mãe trazendo uma habilidade como: música, bordado, trabalho corporal, e Fátima com atividades de criatividades, teatro e trabalhos com os elementos da Mãe Terra.
A colônia foi um grande sucesso e repercutiu na cidade. A felicidade das crianças foi notória e houve cobertura da imprensa, que divulgou amplamente o trabalho.
Após as colônias, muitas famílias reivindicaram a continuidade das atividades ao longo do ano, no contraturno escolar. Fátima Limaverde alugou uma casa com galpão e um grande quintal, onde passou a receber as crianças três vezes por semana. O espaço foi chamado de Quintal, e nele foram ofertados cursos de Vivência e Criatividade, Artes Manuais, Técnicas de Artesanato, Teatro, Plantio de Horta e Farmácia Viva.
O desejo das famílias era que o Quintal se tornasse uma escola formal, com os mesmos valores trabalhados nas colônias e nas atividades cotidianas. Assim, em meio à efervescência vivida no País, em 1981 a Escola Vila foi fundada, inicialmente apenas com Educação Infantil e, em 1991, ampliou suas atividades para o Ensino Fundamental.
O trabalho surgiu com o objetivo de proporcionar uma educação diferenciada, rompendo com os padrões tradicionais, a fim de formar seres humanos críticos, justos, felizes, criativos e atuantes em seus contextos socioambientais.
Ao longo dos anos, nasceu a Pedagogia Ecossistêmica, fruto de toda a vivência e prática transformadora da Escola Vila. Uma formação humanitária e transdisciplinar como a vida: o modo como a percebemos e concebemos. Um modelo de educação para Cuidar de Si, Cuidar do Outro e Cuidar do Planeta Terra.