O trabalho da Escola Vila sempre procurou transcender a sala de aula, desenvolvendo os conteúdos das disciplinas em vários cenários transdisciplinares da escola e além dos muros da escola.
Trabalhamos com a Coleção Cuidando do Planeta Terra, material didático transdisciplinar, composta por seis projetos elaborados a partir da proposta curricular e pedagógica de acordo com cada série.
Os seis projetos interligam todas as disciplinas a partir de um tema em comum, trabalhados por toda a escola, a cada período, ao longo do ano.
Nessa coleção, os conteúdos são desenvolvidos de forma contextualizada, por meio de experiências, pesquisas, discussões o que possibilita ao estudante vivenciar a aplicabilidade dos conteúdos e a constante reconstrução e ressignificação destes, buscando a formação de seres humanos críticos e a construção de uma sociedade menos fragmentada e mecanicista.
A cada aula são propostas atividades coletivas, valorizando a importância do trabalho cooperativo e das discussões, nas quais os pontos de vista, convergentes e divergentes, são valorizados para a construção do conhecimento. Dessa forma, os estudantes são protagonistas no processo de aprendizagem, e os conteúdos são compreendidos pelos professores como ferramentas para a compreensão da realidade.
A Pedagogia Ecossistêmica organiza os estudantes sempre em grupos semanais, com as relações expostas no quadro de grupo da sala. O trabalho em grupo promove o desenvolvimento de habilidades de convivência além da aprendizagem colaborativa e significativa, oportunizando um espaço-tempo para o desenvolvimento de:
Nas turmas do Ensino Fundamental 2, cada grupo assume uma responsabilidade semanal, essa prática visa à democratização da gestão da sala de aula e favorece o desenvolvimento moral dos estudantes, promovendo a aquisição de autonomia por parte dos estudantes. As responsabilidades incluem grupos para organização do armário, organização da sala, pegar o lanche e distribuir, decoração da sala, entre outras atribuições.
Ao longo do ano são ofertadas bimestralmente as quatro oficinas: Música, Artes Visuais, Artesanato e Teatro, que são apresentadas no início do ano, as técnicas, instrumentos musicais e peças que serão desenvolvidas a cada bimestre.
Os estudantes de todas as turmas do fundamental II escolhem as oficinas com a técnica desejada para cada bimestre, ao longo do ano eles já sabem qual a oficina do bimestre seguinte, a regra é realizar as quatro oficinas, não podendo repetir.
Nas oficinas os estudantes de todas as turmas do fundamental II, convivem com idades diferentes, conhecendo estudantes das outras turmas, um momento rico e importante de integração, com a oportunidade de conhecimento e respeito entre todos.
No final de cada bimestre as oficinas são apresentadas para as famílias na noite de entrega dos relatórios e boletins.
As salas das turmas do Fundamental II são TEMÁTICAS e multimidia. Cada sala é ambientada de acordo com a disciplina, facilitando a organização de todo material necessário utilizado pelo professor para o desenvolvimento das atividades e com espaço para exposição dos trabalhos, que são vistos por todas as turmas.
Os estudantes trocam de sala de acordo com o horário, criando uma dinâmica de movimento e troca de ambiente.
A programação dessa aula é realizada pelo psicólogo que ministra a aula, consta de dinâmica de grupos, conteúdos de cultura de paz, vivências de administração de conflitos e de desenvolvimento humano. As questões de conflitos nas convivências são trazidas para esse momento em que acontecem relatos, expressões, e através de diálogos são tomadas as decisões e encaminhamentos, atribuídos aos estudantes para a resolução das questões e depois são avaliados.
Ao longo do ano os estudantes escrevem um livro que será lançado no final do ano. O tema do livro é escolhido pelos estudantes e a organização fica com o professor de português. Cada um escreve três textos e depois escolhe o que mais gostou, para fazer parte do livro. A capa e o título são criados por um ou mais estudante e decidida a escolha pela turma.
No final do ano acontece o Café Literário onde o lançamento do livro é realizado. Nessa ocasião os estudantes do 6º ano apresentam um diário de uma viagem imaginária para um país escolhido por cada estudante, onde fazem pesquisas de preços de passagens aéreas, hotéis e pontos turísticos que irão visitar. Na apresentação fazem o relato de todo percurso da viagem, falam da economia do país, da forma de vida da população e o que mais chamou atenção.
No 7º ano cada estudante faz uma pesquisa e a biografia de um dos grandes mestres da pintura, realizam a reprodução de uma obra e apresentam na exposição.
O 8º ano apresenta obras literárias de diversos autores, cada estudante escolhe seu autor favorito e o livro desejado.
O Papo Filosófico acontece no final do ano, quando os estudantes nas aulas de filosofia estudam sobre os grandes filósofos e escolhem temas pertinentes na visão de cada filósofo. A data de apresentação é divulgada e estudantes de outros colégios são convidados para participar das discussões.
Na apresentação do papo filosófico, toda comunidade escolar do fundamental é convidada e participa das discussões dos temas apresentados.
Os estudantes do 9º ano na aula de laboratório, realizam e assumem a programação dos feirões mensais da Economia Solidária. O feirão é realizado com a troca de brinquedos, livros, roupas, em bom estado, pela moeda solidária. São convidados para participar artesãos, pequenos produtores, artistas e palestrantes, na data do feirão é feito a exposição dos objetos que serão trocados pela moeda solidária.
O feirão é aberto para pessoas de toda cidade. Toda organização, convites, divulgação e arrumação é responsabilidade dos estudantes do 9º ano.
A produção dos produtos e outros trabalhos realizados pelas turmas do fundamental II, 6º, 7º, e 8º são expostos e alguns doados no feirão.
Para o dia do feirão, a turma do 9º ano prepara alimentos em casa para vender na barraca, com o intuito de arrecadar dinheiro para sua viagem no final do ano. Essa atividade possibilita aos estudantes um aprendizado de administração financeira ao longo do ano, através das contas de compras para produção dos alimentos, o lucro com cada venda e a aplicação do dinheiro arrecadado.
A escolha do local da viagem é democrática, assim como a divisão de responsabilidades para todo o processo de condução e realização da viagem.