Escola Vila: A gênese da Pedagogia Ecossistêmica
Uma pedagogia brasileira necessária ao Planeta Terra
Para uma nova educação, a aprendizagem de conteúdos deve ser encarada não como um fim, mas como um meio para desenvolver competências e habilidades significativas para o desenvolvimento de um ser humano capaz de pensar, de argumentar e elaborar propostas. Um indivíduo que consiga relacionar, ordenar e classificar os conhecimentos que possui, a fim de solucionar problemas e atuar em meio social, exercendo sua autonomia e cidadania.
Com base nessas questões, a Pedagogia Ecossistêmica, estruturada a partir do trabalho desenvolvido na Escola Vila, desde 1981, parte, portanto, de pressupostos empíricos, sob a visão de que a experimentação empodera os estudantes, dando-lhes confiança, promovendo o protagonismo, a autonomia e o sentido de corresponsabilidade frente à realidade e aos desafios que a vida os impõe. Não se limitou, no entanto, aos conhecimentos práticos, ao longo desses anos, pesquisadores de diferentes universidades, do Brasil e de outros países, buscaram fundamentar teoricamente a prática pedagógica da Escola Vila.
Nessas pesquisas, foram encontrados diferentes autores que abordam a transdisciplinaridade na educação e o exercício da autonomia e do pensamento reflexivo para o desenvolvimento de habilidades de convivência e de responsabilidade socioambiental, como, por exemplo, Humberto Maturana com seus estudos sobre a Biologia do Conhecer e a Biologia Cultural; Edgar Morin e sua epistemologia complexa; Paulo Freire e a Pedagogia da Libertação; Jean Piaget e o construtivismo, além de outros.
A Pedagogia Ecossistêmica baseia-se nos pressupostos teóricos do Pensamento Complexo e da Transdisciplinaridade e propõe uma prática pedagógica que busca o desenvolvimento de habilidades de convivência na diversidade, da criatividade, da reflexão crítica, da autoria e do protagonismo na atuação socioambiental implicada e contextualizada.
Contribuir para a formação do cidadão, através do resgate das ciências, artes, filosofia e tradição e proporcionar vivencias necessárias a todos da Comunidade Escolar, para que possam se situar no Planeta como seres na sua totalidade, integrantes do Universo.
Trabalhar e desenvolver em toda a Comum Unidade Escolar o Respeito, o Amor, a Cooperação, a Tolerância, a Paciência (ciência da paz) necessária para um convívio harmonioso e de crescimento emocional, intelectual e espiritual.
Desenvolver a Autoestima dos estudantes para que surja a Autoconfiança e a Confiança no outro, como também o espírito de solidariedade com todos e com suas limitações.
Proporcionar situações em que o estudante tenha liberdade de expressar seus sentimentos e emoções como base para formação da sua identidade e do seu potencial criativo.
Proporcionar atividades que levem os estudantes a desenvolverem o senso crítico, realizando trabalhos e vivencias que os façam descobrir a importância da sua participação e responsabilidade em relação às questões sociais, políticas, econômicas e ecológicas que envolvem a sobrevivência futura do planeta.
Contribuir para o desenvolvimento natural dos estudantes na sua totalidade, preparando-os para a vida futura a partir de sua experiência diária.
Trabalhar todo o conteúdo curricular, de Educação Infantil e Ensino Fundamental numa visão transdisciplinar e contextualizada com a realidade através de projetos
Incentivar o trabalho de grupos, onde cada um perceba o valor de sua participação e a responsabilidade pelo desenvolvimento das atividades e das responsabilidades.
Proporcionar aos estudantes uma boa alimentação e informar sobre as várias formas de cuidados com a saúde.
Trabalhar as unidades O SER NA SUA TOTALIDADE e CUIDANDO DO PLANETA TERRA com pesquisas, vivencias e atividades que internalizem nos estudantes os objetivos na sua essência.
Trabalhar o conhecimento pratico e teórico dos laboratórios da Fauna, Farmácia Viva, Horta, Jardins, Pomar, Saúde e Alimentação, Manutenção e Tecnologia Alternativa, garantindo a consciência do aluno como ser independente que busca a melhoria da qualidade de vida no Planeta.
Proporcionar às crianças da Educação Infantil, através de atividades de rotina, a possibilidade de escolha de trabalho livre e espontâneo, favorecendo a interação entre crianças de idades diferentes.
Estimular o desenvolvimento do trabalho da Escola com os familiares, através de encontros informativos, de estudos e de interação entre eles. Ter uma relação com os familiares profissionalmente, cuidando para que as famílias não confundam a relação com amizade.
Colaborar com a formação de todos os profissionais da VILA para que possam crescer profissionalmente e trabalhar com clareza os objetivos propostos pela Escola.