Escola Vila

Trabalhos Acadêmicos

“A contemporaneidade carece de novos referenciais práticos em educação. A ciência necessita adentrar os corredores escolares atingindo a prática do professor em sala de aula. Eis aqui, enfim, a pretensa relevância do trabalho, em termos científicos e sociais: expor uma, das possíveis concretizações de uma prática educativa efetiva, construída sobre um novo paradigma emergente, analisando seus resultados na formação do individuo. Pretende-se que os alunos egressos desta escola tenham aprendido a conviver na diversidade, sabendo da importância do respeito ao outro bem como a si mesmos. Que saibam reconhecer suas necessidades e procurar trabalhar em conjunto para resolvê-las. Saibam exercer a tolerância, a cooperação, a compaixão e a solidariedade porque desenvolveram esses valores no cotidiano escolar. Saibam expor suas opiniões e escutar, sensivelmente, as dos outros. Não poderíamos, tendo como base um novo paradigma, deixar de salientar a relevância de uma possível prática efetiva, já que em seu substrato teoria e prática são aspectos indissociáveis e necessários no processo significativo de evolução para ambos.”

Com base nessas questões levantadas por Patrícia Limaverde, a Pedagogia Ecossistêmica, estruturada a partir do trabalho desenvolvido na Escola Vila, desde 1981, parte, portanto, de pressupostos empíricos, sob a visão de que a experimentação empodera os estudantes, dando-lhes confiança, promovendo o protagonismo, a autonomia e o sentido de corresponsabilidade frente à realidade e aos desafios que a vida os impõe. Não se limitou, no entanto, aos conhecimentos práticos, ao longo desses anos, pesquisadores de diferentes universidades, do Brasil e de outros países, buscaram fundamentar teoricamente a prática pedagógica da Escola Vila.

Trabalhos Acadêmicos Referenciando a Escola Vila

BATISTELLA, Michelle Padilha. Horizontes para uma Prática Pedagógica Complexa e Transdisciplinar para os Anos Iniciais. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2025.

LIMA, Ana Maria Morais de Albuquerque. Escola Criativa e Práticas Inovadoras. Monografia do MBA de Gestão Escola. Escola Superior de Agricultura – ESALQ da Universidade de São Paulo, 2020.

MEOTTI, Juliane Prestes. Pedagogia Ecossistêmica e o ensino de língua portuguesa: experiência em uma instituição privada de ensino. Educação e práticas sociais e culturais de ensino/aprendizagem em contextos diversos, v. 8, n. 2, dezembro/2018. Universidade Estadual de Goiás, 2018.

SOTERO, Morena Cristal Limaverde. Dos saberes docentes à prática pedagógica na Escola Vila: contribuição para a formação de professores. Dissertação de Mestrado em Formação de Professores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2018.

ROCHA, Nara Maria Forte Diogo. Relações étnico-raciais e educação infantil: dizeres de crianças sobre cultura e história africana e afro-brasileira na escola. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal do Ceará, 2015.

VASCONCELOS, Karla Colares; ARANHA, Francisca Karla Botão; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; VASCONCELOS, José Gerardo. Da educação infantil ao ensino fundamental: um estudo de caso de duas escolas de Fortaleza. Revista Ensino Interdisciplinar, v. 1, nº. 1, julho/2015. UERN, Mossoró, RN.

VIEIRA, Adriano José Hertzog. A Docência no Paradigma Educacional Emergente. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Católica de Brasília, 2014.

MOREIRA, Lívia Lopes. O pensamento ecológico na formação cidadã: a formação humana na Escola Vila. Dissertação de Mestrado em Psicologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.

NASCIMENTO, Patrícia Limaverde. Currículo ecossistêmico e mutações de sistemas sociais: teor e alcance dos códigos sociais curriculares da Escola Vila de Fortaleza-CE. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Católica de Brasília, 2014.

HEILMAN, Isabelle Aida. Feeling, experiencing, learning: environmental education at Escola Vila. Independent Study Project (ISP) Collection. Paper 1173. (2011) Disponível em: <http://digitalcollections.sit.edu/isp_collection/1173>. Acesso em: 29/04/2014.

ANDRADE, Juliana Soares Brasil de. Berçário e escola de educação infantil Vila: sede Aldeota. Monografia. Universidade Federal do Ceará, 2010.

ANDRADE, Tainah; SANTIAGO, Larissa; CARNEIRO, Isabel. Desafios e perspectivas da educação especial: a lei e a realidade em escolas cearenses. V Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. Instituto Federal de Alagoas, 2010.

NASCIMENTO, Patrícia Limaverde. Educação Eco-sistêmica e Transdisciplinar: práticas e resultados em 26 anos de trabalho da Escola Vila. Dissertação de Mestrado em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008.

ROCHA, Ilka Maria Zoza. Escola VILA: Pedagogia da Sustentabilidade. Dissertação de Mestrado em Psicologia, Universidade de Fortaleza: 2007.

FELIPE, Eliane do Carmo. A Educação Holística na Formação do Educador. Monografia de licenciatura em Pedagogia, Universidade Estadual do Ceará, 2005.

BEZERRA, Ana Cristina Gomes. Informática no contexto da pedagogia de projetos. Tese de dissertação de Mestrado em educação pela Universidade Federal da Bahia, 2002.

ALMEIDA, Fátima Cristina Cattaneo de. Educação Integral: uma construção holística e transdisciplinar numa visão conscienciológica baseada nos princípios dos valores humanos. Monografia. Natal: Universidade Potiguar, 2001