A Pedagogia Ecossistêmica vê o ser humano na sua inteireza e reconhece que as artes são fundamentais para nosso desenvolvimento emocional e racional. Os Ateliês de Criação Artística são espaços que possibilitam o reconhecimento e o desenvolvimento das emoções, dos sentimentos e da criatividade, virtudes necessárias para que o Ser se sinta capaz de conquistar e garantir seu lugar na sociedade.
Nas aulas de música, os estudantes, desde 1 ano de idade, possuem iniciação musical, trabalhando ritmo, entonação, percepção e localização do som. Ao atingirem a idade de 7 anos, os estudantes passam a tocar flauta doce. No decurso do restante do ensino fundamental, os estudantes aprofundam seus conhecimentos na música, ainda tocando flauta doce e participando de corais. Aprendem, também, a leitura da partitura. Nos anos finais do ensino fundamental, os estudantes optam por oficinas mais aprofundadas, de acordo com seus interesses. Há oficinas de violão, percussão, coral, composição de música através de software e formam, ainda, algumas bandas musicais com guitarra, baixo, teclado, bateria
Nas aulas de artes visuais, os estudantes conhecem técnicas como modelagem e cerâmica, xilogravura, desenho de observação, colagem, pintura de telas, arte com recicláveis, impressão, etc. As Galerias de Artes da VILA são bastante ricas e atraem não só a comunidade escolar como também o público em geral
Nas aulas de artesanato, os estudantes aprendem a fazer tricô, croché, pintura em tecido, modelagem, pirografia, corte e costura, tingimento de tecido, etc. Nessas aulas há uma produção intensa de artesanatos. Já foram produzidos abajures, porta-incensos, bolsas, chinelos, roupas, cintos, tiaras, gorros e uma variedade de objetos de decoração como jarros, enfeites, filtros-dos-sonhos, porta-tudo, chaveiros, imãs de geladeira, toalhas de mão, etc.
Nas Aulas de Corpo os estudantes têm contato com diferentes técnicas de massagem e meditação, fazem yoga, tai-chi e biodança. Utilizam o corpo como instrumento de expressão e de exploração do mundo. Aprendem a importância de manter o corpo flexível. Com a meditação, desenvolvem o poder de concentração e exercitam o ato de escutar a si e das relações que produz no mundo. Quando estamos atentos e sensíveis ao nosso corpo e sentimentos, nos prevenimos de males que podem afetar nossa saúde corpórea ou psíquica.
As Aulas de Corpo, semanais, são complementadas com as aulas de Educação Física que, além do trabalho esportivo, propriamente dito, ainda trabalha a consciência social ao envolver projetos de torneios com escolas públicas da periferia da cidade.
Nas aulas de teatro, os estudantes fazem diversas dinâmicas de grupo visando à expressão corporal, a projeção da voz, dentre outros aspectos cênicos. As produções de peças teatrais e jogos de dramatização são voltados para os temas centrais dos projetos desenvolvidos pelos estudantes. Todas as fases de produção de uma peça envolvem os estudantes, desde a atuação, à cenografia, sonoplastia e figurino.