Escola Vila

Laboratórios

Nos laboratórios, os estudantes têm a oportunidade de trabalhar os conteúdos das disciplinas de forma significativa, na prática, fazendo descobertas, experiências, utilizando e interligando os conhecimentos construídos no seu cotidiano escolar. Com isso, é proporcionado um aprendizado que se pode levar para a vida.

Horta, Pomar, Jardins e Farmácia Viva

Nesses laboratórios os estudantes têm contato direto com os elementos da Mãe Terra, aprendendo sobre a melhor época para o plantio, o nome científico dos vegetais, o tempo de colheita, o preparo dos alimentos e os valores nutritivos de hortaliças e frutas. Também estudam os diferentes tipos de plantas ornamentais, sua origem e o processo de produção de mudas.

No laboratório de Farmácia Viva, descobrem como preparar remédios caseiros e valorizam a Medicina Popular. Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, pesquisam as propriedades das plantas, seus princípios ativos, indicações de uso e modos de preparo, produzindo unguentos, xaropes, chás e cosméticos naturais.

Saúde e Alimentação

Os estudantes da Escola Vila aprendem desde os primeiros anos da Educação Infdantil a importância da alimentação para a saúde e o bem estar. 

Por meio da cozinha experimental, os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental vivenciam experiências práticas que vão além do preparo de receitas. Eles pesquisam sobre os alimentos, analisam seus valores nutricionais, investigam diferentes formas de alimentação (natural, macrobiótica, vegetariana, vegana, entre outras) e refletem sobre as diferenças entre alimentos naturais e industrializados.

Esse trabalho possibilita uma compreensão integral da saúde, reforçando a autonomia, o senso crítico e a responsabilidade diante das escolhas alimentares.

Manutenção

Os objetivos desse laboratório são: proporcionar vivências aos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental sobre técnicas de manutenção doméstica (como limpeza e higiene), manutenção de pequenas instalações hidráulicas e elétricas, pintura em paredes, noções de carpintaria, concertos de roupas, etc.

Tecnologia Alternativa

O objetivo central desse laboratório é pesquisar e aplicar modos de economia de recursos naturais. Trabalhando a reciclagem de lixo, fazendo papel reciclado, compostagem, sistemas de irrigação com garrafas plásticas, jogos pedagógicos de sucata. Elaboração e execução de projetos de captação de energia solar, como sistemas de aquecimento de água e forno solar. Tudo isso também, envolvendo os conteúdos curriculares dos estudantes de Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Fauna

Trabalho desenvolvido em um zoológico com animais domésticos, como: frangos, patos, gansos, carneiros, coelhos, jabutis e outros animais. Nesse laboratório, os estudantes da Educação Infantil trabalham atividades de reconhecimento dos animais, diferenciação, classificação primária desses vertebrados, levando em consideração características como número de patas, cobertura corpórea, tipo de reprodução, etc. 

Ao brincarem com os animais, essas crianças estão construindo noções fundamentais de consciência ecológica bem como passam a conhecer, a respeitar e a valorizar esse contato. Os estudantes do Ensino Fundamental aprofundam seus conhecimentos a respeito da anatomia e fisiologia desses animais, descobrem seus nomes científicos, estudam sobre animais exóticos e nativos, comparam os sistemas do corpo humano aos dos animais em questão, estudam e acompanham a reprodução dos vertebrados, ampliam seus estudos para incluir outros seres vivos do Reino Animalia.